segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Reflexão!

"Comunidades Virtuais"

Uma comunidade virtual é a extensão da vida como ela é, em todas as suas dimensões e sob todas as suas modalidades, mas que privilegia uma nova noção de espaço, em que físico e virtual se influenciam mutuamente. As comunidades virtuais lançam as bases para a emergência de novas formas de socialização, novos estilos de vida e novas formas de organização social. Por isso acredito que este meio de comunicação que gera modalidades de interação com o conhecimento e com os outros, através da alteração das noções de espaço, tempo e realidade vem também dar um novo espaço ao imaginário, permitindo que cada um tenha a possibilidade de adotar a personalidade ou personalidades que na realidade não lhe seria possível. Bom, diante dessa reflexão é que acredito na participação de alunos questionadores , cheios de novas idéias promovendo novos ambientes de educação que os leva a desenvolver novos conhecimentos e aprendizagens baseada e profundamente influenciada pela natureza virtual.

7 comentários:

Vera disse...

Segundo Pierre Lévi numa entrevsta dada ao Roda Viva-08-01-2001 "as comunidades virtuais são grupos de discussão na internet, nos quais as pessoas trocam perguntas e tentam responder. Alguém faz uma pergunta, os integrantes do grupo se questionam a respeito, procuram na internet, localizam a informação, outras pessoas localizam outras informações e, assim, há um intercâmbio entre os membros dessa comunidade virtual. E isso vai criando, progressivamente, uma memória, uma memória coletiva, mas é uma memória oriunda da interação das pessoas".
E eu digo que no caso dos internautas isso é bastante real porque a medida que nos inteiramos com a divergência de conhecimentos,vai se tornando maior o nosso interesse de fazer parte dessa comunidade e outras comunidades vão aparecendo. e a cada conhecimento obtido no meio virtual , aumenta a curiosidade de confrontar os mesmos com o real, por isso que acredito o virtual nos leve a caminhos reais através das comunicaçoes virtuais,embora como vc disse é um espaço bem amplo e complexo ainda apara nós.

Gleivia Rodrigues disse...

Gil,
Quando no último parágrafo você escreve sobre os alunos questionadore.Concordo plenamente.Agora seria interessante se todos tivessem acesso ao mundo virtual O que você pensa? Infelizmente ainda são poucos que podem vivenciar esta tecnologia.

cristina disse...

Quando você fala que a comunidade virtual é uma extensão da vida em todas as suas modalidades, cabe lembrar que através dela permite-se interagir na construção de novos conhecimentos e proporciona novas aprendizagens, independente de tempo e espaço.

Abraços...
Ana Cristina.

Vera disse...

sabendo que espaço é o lugar que se ocupa e tempo a distrubuiçao das açoes que se pratica nesse espaço, nao entendi Cristina quando vc diz :
"cabe lembrar que através dela permite-se interagir na construção de novos conhecimentos e proporciona novas aprendizagens, independente de tempo e espaço".

Sule disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sule disse...

Oi Gil!
Perceba que temos alguns comentários aqui que pode contribuir para aprofundar mais tua reflexão.
Você inicia muito bem tua reflexão, a se posicionar sobre o tema, porém, senti falta de uma articulação maior com os autores sugeridos para leitura. Também falta trazer alguns pontos comuns encontrados nos textos e articular com teu texto.
Sei que pode escrever mais...Ousar mais... Articular com os teóricos...Deixe as ideias fluirem sem medo e sem economia de palavras!
bjinhos
Sule

Sule disse...

Oi Gil!Tudo bem querida?
Voltei para ler teus textos, tuas produções, e me esbarro aqui na tua reflexão sobre comunidades!!! E então, continuo sentindo falta da articulação da professora Gildete, que leu os textos, que estudou com os autores nesses estudos!!! Querida! Entenda que esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade estimular professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A unica forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão..
Mas vamos em frente, ainda temos muita água para rolar... E continuo acreditando na tua capacidade de produção!!!
bjinhos
Sule