terça-feira, 21 de outubro de 2008

Linha do Tempo-Ricardo Noblate-Perfil-Gil Souza

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Programa de Formaçao Continuada do Município de Irecê
Curso de Pedagogia-Ensino Fundamental/Séries Iniciais
Professora - Roseli de Sá e Ana Paula Moreira
Aluna- Gildete Ribeiro
Em 1974 teve alguns acontecimentos importantes no cenário mundial. Era ano de Copa do Mundo. A seleção brasileira fez uma campanha apenas regular (chegou na quarta posição). Mas o futebol que encantou o mundo foi praticado pela Holanda, a “Laranja Mecânica”, que com um futebol alegre, ofensivo e solidário trucidou todos os seus adversários, menos os donos da casa (Alemanha Ocidental), que derrotaram os holandeses na final por 2 a 1. Uma lástima... Nesse mesmo ano eu estava vindo ao mundo no dia 07 de Julho, em um povoado de Lapão, Aguadanova.
No ano de 1981 foi preso o líder Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi matido em uma das salas do DOPS paulista. Nesse mesmo ano eu estava dando o meu primeiro passo em uma escola público como estudante.
Sem entender direito o que seria o vírus da AIDES, em julho de 1982, cientistas dos estados Unidos identificaram os primeiros casos de AIDES, alarmando o perigo e quais as formas de transmissão: via sanguínea, materno-infantil e relação sexual.
Lembro-me muito bem da noite de 14 de Março de 1985 onde todo o Brasil ficou sabendo que o presidente eleito Traquedo Neves baixara no hospital a doze horas de tomar posse. Dali a pouco mais de um mês, assistia junto com minha mãe o velório do seu corpo no Mezanino do Palácio do Planalto, foi um dia de muita tristeza para todos os brasileiros.
No final de Fevereiro de 1986, vi através da TV o entusiasmo das pessoas convocadas pelo presidente José Sarney para assegurar o sucesso do Plano Cruzado. Elas lacravam supermercados e deram voz de prisão a gerentes. Estava em Irecê no dia em que Sarney foi apredejado porque o plano fracassara, o noticiário estava o tempo todo em jornais e revistas.
Em 1990 assisti através da TV ao espetáculo do crescimento de Fernando Collor nos corações e mentes dos brasileiros. Foi publicado muitos noticiários no "Jornal do Brasil" chamando-o de farsante. Vi o governo dele agonizar e morrer.
Em 1993 nasce a pessoa mais importante da minha vida, aquele em que deposito todo meu amor, que é o meu filho querido, dei a luz a um lindo garoto de personalidade forte.
Em 1994 quando recebi a noticia que meu grande ídolo, Ayrton Sena tinha sofrido um acidente fatal em Imola durante o grande premio de San Marino, fiquei muito chocado e chorei bastante e os jogos do campeonato foram suspensos. Nesse mesmo ano , uma seca terrível ameaçava destruir toda a produção agrícola, preocupado com as conseqüências da seca em Irecê. O governo mandou aviões, bombardear as nuvens da cidade a fim de provocar chuvas artificiais diminuindo os danos causados pela seca.
Após dois anos veio muita alegria para todo o Brasil principalmente para nós daqui dessa terra, foi o grande sucesso dos meninos do grupo Mamonas Assassinas, que tinha como integrante principal o Dinho, que era filho dessa terra. Mas infelizmente na noite de 03 de março de 1996 quando assistia o programa TV Xuxa na globo, nesse momento o programa foi interrompido para dar a noticia do acidente chocante do grupo com o avião monomotor.
Em 1999, Roberto lança “Mensagens”, um CD extra no início do ano contendo uma coletânea de composições inspiradas na fé da dupla Roberto e Erasmo Carlos. Estão ali, “Nossa Senhora”, “Jesus Cristo”, “Luz Divina” entre outras.No final de 1999, é a vez do álbum duplo “Grandes sucessos “ contendo 30 músicas, de seu repertório, como: “Detalhes”, “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos”, “Outra vez”, “Cavalgada”, “ Café da manhã”, “ O calhambeque”, “ Fera ferida”, “Proposta”, e a inédita “Todas as Nossas Senhoras”. A cada ano, os súditos podem esperar novas surpresas de um Rei que nunca perdeu a majestade. Durante toda essa festa do Rei estava acontecendo algo muito triste em minha vida, o falecimento do meu grande amor, meu pai, mesmo sabendo da sua falta em alguns momentos de minha vida foi muita dor e sofrimento pois eu o amava muito.
Da minha cidade acompanhei através do jornal "A Tarde" em 2002 a estréia na função de presidente da República do metalúrgico que um dia vira preso no DOPS. E como todo brasileiro fiquei interessada em acompanhar a experiência de um governo de esquerda governar pela direita.
Em 2003 outro sonho começava a nascer, com a implantação do projeto UFBA/FACED Irecê. Cheguei a participar das oficinas de produção do memorial na esperança que houvesse uma nova turma depois do concurso, realizado pela FACED/IRECÊ.
Em 2004 acontece o concurso público para professores da Rede Municipal. Eu me escrevi, fiz e passei agora então deixava de ser simplesmente uma funcionária contratada e sim uma vencedora com direitos assegurados em carteira de trabalho.
No dia 13 de Julho de 2005 assustei-me com uma reportagem publicada pela revista Veja, “Dólar na cueca”, o assessor do irmão de José Genoíno, presidente do PT, é preso com uma montanha de dinheiro, era a colheita farta. Detido em flagrante por agentes da Polícia Federal e levado para a delegacia do aeroporto, Vieira da Silva disse que era agricultor e que o dinheiro era fruto da venda de legumes efetuada na Ceagesp, central de abastecimento de frutas e hortaliças em São Paulo.O assessor do PT Vieira da Silva: os 100 000 dólares e os 200 000 reais encontrados pela PF vieram da "venda de legumes". Pode?
Há!!! sou mais uma brasileira que não se esqueceu do caso Isabella Nardoni e fiquei chocada com a crueldade ocorrida com a menina. Isabella Nardoni foi agredida e jogada do 6º andar do edifício London, na zona norte de São Paulo, no dia 29 de março de 2008. Diante de tantos fatos e acontecimentos, sinto-me abrigada a refletir e dizer:
"Quando Deus fecha uma porta, ele pode estar abrindo uma janela." Sendo,assim, tenho esperança de que dias melhores viram".
Gil Souza 19 de Outubro de 2008

Nenhum comentário: