segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Nudez da Verdade

"Um homem nu corre pelos corredores de um edifício. Sua aparição causa surpresa, escândalo e muita confusão. Em A Nudez da Verdade, somos levados a entrar nessa corrida. Atrás do homem, lá vamos nós: cruzamos elevadores e escadas, atravessamos portas, entramos pelos corredores do desespero, invadimos pensamentos, enfim... escapamos por um triz. Fernando Sabino, com humor e precisão, cria uma história leve e de agilidade surpreendente. Você só vai parar de ler algumas vezes para respirar, outras tantas para rir e um pouco para refletir."
Tróia


O Romance de uma Guerra "Escrito por Cláudio Moreno (nascido no Rio Grande do Sul, colunista da revista Superinteressante e do jornal Zero Hora), Tróia – um Romance de uma Guerra é um livro de literatura juvenil, com uma linguagem muito fácil e, apesar de palavras ricas, encontramos em vários momentos 'gírias' no épico. Você vai lendo e percebendo que uma hora o autor torce para que Tróia vença, e outra hora para que a Grécia saia vencedora da guerra. Páris (príncipe troiano), em uma visita para comemorar a paz entre a Grécia e Tróia, acaba fazendo uma confusão inimaginável, se apaixona e captura a mulher errada que, além de tudo, é casada. Menelau, marido de Helena e rei de Esparta, não deixa passar em branco essa afronta e convoca todo o exército da Grécia para a grande guerra contra Tróia. Esse é o assunto desse livro, com a participação efetiva dos deuses. É um épico simplesmente sensacional, excepcional, 'melhor impossível'."

domingo, 29 de novembro de 2009

"Teoria e prática"

Prática de sala de aula com alunos do 1º ano do turno vespertino da escola Municipal São Pedro

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Escola e Comunidade na Inclusão Digital

O Projeto Escola e Comunidade na Inclusão Digital surgiu das iniciativas de cursistas da UFBA que elaboraram esse projeto para uma comunidade carente com o intuito de realizarem atividades em torno do tema "Inclusão Digital". Um de seus objetivos é incentivar a comunidade do Bairro Nossa Senhora Aparecida no mundo da digitação. Dentro desse trabalho venho demonstrar ações diversas, visando a inclusão digital como parte da visão de sociedade inclusiva.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
As crianças nos tempos atuais, principalmente as que moram em grandes cidades, e com maior poder aquisitivo, estão desde cedo freqüentando as Escolas de Educação Infantil. Estas escolas são inovadoras e dispõem de recursos tecnológicos diversos, o que faz com que essas crianças comecem desde muito pequenas, a partir dos dois anos de idade, a se apropriarem das tecnologias.
Exclusão digital & Inclusão digital
Atualmente, segundo o Mapa de Atualmente, segundo o Mapa de Exclusão Digital divulgado no início de Abril/2003 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) juntamente com outras entidades, aproximadamente 12% dos brasileiros tem computador em suas residências e pouco mais de 8% encontram-se conectados à Internet. Estamos em 2009 e tudo continua do mesmo jeito as mudanças acontece em passos de tartarugas. Até quando continuará a inépcia do governo brasileiro? (se é que ‘ele’ tem qualquer real intenção de promover a inclusão digital). Nos últimos anos, tem sido apregoada aos quatro cantos do Brasil a necessidade de se fazer a inclusão digital para aqueles indivíduos que não têm acesso às tecnologias de informação e comunicação ou simplesmente TIC’s, como são mais comumente conhecidas. Três pilares formam um tripé fundamental para que a inclusão digital aconteça: TIC’s, renda e educação.
divulgado no início de Abril/2003 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) juntamente com outras entidades, aproximadamente 12% dos brasileiros tem computador em suas residências e pouco mais de 8% encontram-se conectados à Internet. Estamos em 2009 e tudo continua do mesmo jeito as mudanças acontece em passos de tartarugas. Até quando continuará a inépcia do governo brasileiro? (se é que ‘ele’ tem qualquer real intenção de promover a inclusão digital). Nos últimos anos, tem sido apregoada aos quatro cantos do Brasil a necessidade de se fazer a inclusão digital para aqueles indivíduos que não têm acesso às tecnologias de informação e comunicação ou simplesmente TIC’s, como são mais comumente conhecidas. Três pilares formam um tripé fundamental para que a inclusão digital aconteça: TIC’s, renda e educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUNÍCIPIO DE IRECÊ
CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
PROFESSORA: INEZ CARVALHO
CURSISTAS: GILDETE RIBEIRO DE SOUZA


GEOGRAFIA DOS CONTOS
O HOMEM NU

O Homem Nu é um dos contos mais famosos do escritor mineiro Fernando Sabino. Neste conto, Fernando Sabino nos conta com muito humor a história de um homem que ao sair nu para pegar o pão na porta de seu apartamento é surpreendido por uma rajada de vento que faz sua porta bater, deixando-o preso, totalmente nu, do lado de fora, somente com o pão nas mãos para esconder sua nudez. Como havia combinado com sua mulher que não atenderiam a campainha, pois estavam se escondendo de um cobrador, o protagonista de repente se vê numa situação sem saída. O pavor leva-o a se esconder na escada, quando houve passos de alguém subindo, vai para o elevador, que é chamado e leva-o para outro andar, tudo descrito com muita ironia e muito humor. Fernando Sabino descreve o lado pitoresco do cotidiano com muitas situações vibrantes, de uma maneira ágil e direta, enquanto parece que está conversando com o leitor.
O Homem Nu talvez seja a crônica mais conhecida de Fernando Sabino, um mineiro que começou cedo na arte de escrever e ao longo da vida alçou seu nome ao patamar dos gigantes, como Drummond, Dinah Silveira de Queiroz, Paulo Mendes Campos, entre outros, sendo merecidamente reconhecido como um dos maiores cronistas deste país, e foi lançada originalmente em 1960, no livro homônimo, pela Editora do Autor.
Nesta crônica, acompanhamos uma manhã na vida de um homem que, através de uma sucessão de inconvenientes acontecimentos, se vê preso do lado de fora de seu apartamento, e, como se isso já não fosse vexatório o bastante, completamente nu. É quase inacreditável como tudo se conecta para dar errado, como tudo conspira contra o pobre, e como o próprio colheu tão somente o que plantou.
É uma crônica bem ao estilo de Fernando Sabino, conta uma situação cotidiana repleta de humor, e que, indiscutivelmente, pode acontecer com qualquer um – ou ao menos com alguém bem azarado.
O Homem Nu foi adaptado para o cinema em 1968 dirigido por Roberto Santos, com roteiro do próprio Fernando Sabino – a se todas as obras fossem adaptadas para o cinema por seus autores – juntamente com Roberto. Em 1997 foi feita uma refilmagem, dirigida por Hugo Carvana. Ambas valem a pena.