quarta-feira, 20 de maio de 2009

História de ser professor

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-COLEGIADO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS - PROJETO IRECÊ
ATIVIDADE: GEAC - NARRATIVAS QUE APRESENTAM HISTÓRIAS DE SER PROFESSOR
PROFESSORES: MARCEA SALES
PROFESSORAS CURSISTAS: GILDETE RIBEIRO
SÍNTESE – HISTÓRIA DE VIDA

O texto “Aprender com histórias de vida ” proposto pela professora Marcea Sales,relata sobre as relações educativas entre colegas e sobre seus valores, infelizmente alguns educadores trabalham de formas isoladas e assim educa seus alunos. Enquanto trabalharmos isolados a educação não cresce, e o ensino continua precário, isso acaba prejudicando a toda a classe que faz parte da educação, tanto para os docentes como para os discentes.
Os textos nos faz perceber e compreender uma história de vida, levando-nos a descobrir as nossas experiências tanto pessoais como profissionais dentro de uma história. Para uma boa compreensão dentro deste contexto, faz-se necessário que as falas possam nos demonstrar conhecimentos através de experiências vividas de cada um.
É de fundamental importancia que cada docente saiba que a educação não são células mortas, mas que possam levar boas experiências para o coletivo em geral, vivenciando e compartilhando experiências dentro da história de vida da educação, transformando assim, conhecimentos e aprendizagens.
Todos os educadores sabem e tem consciência de que a sala de aula não é uma única fonte de construção, quer dizer uma célula fragmentada dividida das demais e acabamos entrando uma identificação social excluída.
É imprescindível lembrar que o processo de formação tem como objetivo maior desenvolver o conhecimento de si próprio e a compreensão do seu processo de formação. É preciso que os profissionais em educação percebam a relação da sua prática vivida no processo escolar e no seu percurso de vida como uma seqüência de etapas linear e tornando assim um referencial do conhecimento social.

Um comentário:

Bonilla disse...

Muito boa reflexão Gildete.
Traga mais impressões sobre o que percebeu nas visitas que fez...
vamos lá...