domingo, 23 de agosto de 2009

Inclusão Digital & Inclusão Social

Penso que a Inclusão Digital é a forma de inserir a população na sociedade do conhecimento e, assim, combater a desigualdade econômica, social, política e cultural, oferecendo maior oportunidade para acesso e produção de conhecimento, participação política, aperfeiçoamento profissional, impulso para melhoria das condiçães de vida individual, de organização comunitária, de desenvolvimento local. Inclusão digital também é a garantia de uma transformação social, não a tecnologia pela tecnologia, mas um espaço para que as pessoas possam adquirir os mais diversos conhecimentos, melhorar a auto-estima e propiciar uma qualidade na formação das pessoas.
Para termos inclusão digital, se faz necessário obtermos também a inclusão social. Acredito que a inclusão digital é a inclusão daquele cidadão que não tem acesso às tecnologias da informção e comunicação, esta inclusão tem que se dar com qualidade, mostrando o que realmente o cidadão consegue obter se souber utilizar corretamente as tecnologias que ele tem acesso...
Creio que para um país onde o analfabetizmo tem os números que o nosso país tem, inclusão digital é sem dúvida, um projeto menos prioritário. Mas é necessário começarmos os processos de inclusão hoje para que amanhã possamos colher os benefícios gerados pela informatização.

Nenhum comentário: