quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Inclusão Digital

O tema abordado está muito distante dos desafios da nossa sala de aula, ou melhor, dos estudantes do século XX. O fato é que os alunos do município de Irecê estão sendo preparado para o mercado, e sabemos que lá eles terão que usar computadores e a escola não usa. Algumas crianças têm acesso à tecnologia e se desenvolve de uma maneira diferente, por outro lado essas crianças gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet. Enquanto as pessoas de classe média estão explorando livremente os ambientes digitais, vivenciando a internet nos seus próprios computadores, os de baixa renda ficam na espera dessa tal inclusão digital para ter os mesmos direitos.
Sei que as novas alfabetizações estão entrando em cena, o Brasil não está dando muita importância a isso, sabendo que, a meta prevista pelo Programa é que, em cada cinco brasileiros atinja um nível de alfabetização digital mínimo até 2003 e estamos próximos de 2010 e nada de inserir o indivíduo como incluído na Sociedade da Informação.

2 comentários:

nubia disse...

MAS SERÁ QUE ESTAMOS PREPARANDO MESMO OS NOSSOS ALUNOS PARA O MERCADO DE TRABALHO? HOJE ESTAMOS VIVENDO NUM MUNDO ONDE, AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO AI. O QUE PRECISAMOS FAZER É CORRER ATRAS PARA, ESTARMOS INCUIDOS E BEM PREPARADOS PARA TAMBÉM INCLUIR OS NOSSOS ALUNOS DIGITALMENTE .ASSIM DEIXAREMOS DE SER APENES CONSUMIDORES E PASSAREMOS A SER CONSTRUTORES DE MAIS CONNHCIMENTO.

Nubia Barbosa disse...

É isso mesmo Gil, ouvimos falar muito em inclusão digital mas, pecebemos que estamos vivendo uma realdade um pouco distante em sala de aula, precisamos buscar formação para que possamos incluir os nossos alunos.