quarta-feira, 20 de maio de 2009

História de ser professor

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-COLEGIADO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS - PROJETO IRECÊ
ATIVIDADE: GEAC - NARRATIVAS QUE APRESENTAM HISTÓRIAS DE SER PROFESSOR
PROFESSORES: MARCEA SALES
PROFESSORAS CURSISTAS: GILDETE RIBEIRO
SÍNTESE – HISTÓRIA DE VIDA

O texto “Aprender com histórias de vida ” proposto pela professora Marcea Sales,relata sobre as relações educativas entre colegas e sobre seus valores, infelizmente alguns educadores trabalham de formas isoladas e assim educa seus alunos. Enquanto trabalharmos isolados a educação não cresce, e o ensino continua precário, isso acaba prejudicando a toda a classe que faz parte da educação, tanto para os docentes como para os discentes.
Os textos nos faz perceber e compreender uma história de vida, levando-nos a descobrir as nossas experiências tanto pessoais como profissionais dentro de uma história. Para uma boa compreensão dentro deste contexto, faz-se necessário que as falas possam nos demonstrar conhecimentos através de experiências vividas de cada um.
É de fundamental importancia que cada docente saiba que a educação não são células mortas, mas que possam levar boas experiências para o coletivo em geral, vivenciando e compartilhando experiências dentro da história de vida da educação, transformando assim, conhecimentos e aprendizagens.
Todos os educadores sabem e tem consciência de que a sala de aula não é uma única fonte de construção, quer dizer uma célula fragmentada dividida das demais e acabamos entrando uma identificação social excluída.
É imprescindível lembrar que o processo de formação tem como objetivo maior desenvolver o conhecimento de si próprio e a compreensão do seu processo de formação. É preciso que os profissionais em educação percebam a relação da sua prática vivida no processo escolar e no seu percurso de vida como uma seqüência de etapas linear e tornando assim um referencial do conhecimento social.

terça-feira, 5 de maio de 2009

SOFTWARE LIVRE

Diante das pesquisas realizadas, percebemos a importância do uso do software livre para as empresas e para o uso pessoal. Pois o Software Livre tem as suas vantagens, tais como: economia financeira já que é um programa de baixo custo e isento de imposto, concluindo é um programa totalmente livre.
Sendo, assim, ficou claro para nós, em cada pesquisa em cada entrevista realizada que o software Livre precisa ser mais divulgado, pois são poucas pessoas que conhecem a funcionalidade desse programa, principalmente os professores cursista da UFBA. Percebemos isso no primeiro dia de aula, a professora iniciou a aula teórica sobre Software Livre, nesse momento ficamos todos aterrorizados por não conhecermos o programa do Software livre, mais a partir das leituras e pesquisas de campo solicitadas pela professora Bonilla passamos a conhecer e gostar do programa.
Hoje, com todo esse trabalho realizado alguns professores estão interessados em migrar o Software em seus PC, por compreender a importância desse programa, já que ele é bem superior ao do Software Proprietário.
Tudo isso só está acontecendo devido às boas informações adquirida nos grupos de estudo e o envolvimento de cada cursista em aprender um pouco sobre o programa que oferece uma liberdade tecnológica, fornecendo assim, aos usuários aprendizagem e conhecimento.


GRUPO: Gildete, Naura e Geralda