O ensino vem sofrendo modificações em todos os aspectos, a todo instante. Muitas vezes, um professor deve empenhar-se em tornar sua aula um pouco mais independente, a fim de alcançar certos objetivos. Bom, o que eu quero afirmar é que tempos atrás, a educação era extremamente dependente dos livros, creio que esta dependência continuará a existir, porém, sabe-se que os meios de pesquisa estão cada vez mais amplos, graças ao auxílio de equipamentos eletrônicos e informatizados. Acredito que a internet não substitui a maneira tradicional de pesquisa, pois é através dos livros, que acontece a busca por determinado conteúdo e requer certos conhecimentos sobre técnicas de pesquisa, leitura, resumo, etc. Além disso, o método é mais apurado. Hoje em dia, é possível encontrar na internet trabalhos prontos que, de fato, não forçam o aluno sequer à leitura do mesmo, quem dirá à análise detalhada.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
domingo, 23 de agosto de 2009
Inclusão Digital & Inclusão Social
Penso que a Inclusão Digital é a forma de inserir a população na sociedade do conhecimento e, assim, combater a desigualdade econômica, social, política e cultural, oferecendo maior oportunidade para acesso e produção de conhecimento, participação política, aperfeiçoamento profissional, impulso para melhoria das condiçães de vida individual, de organização comunitária, de desenvolvimento local. Inclusão digital também é a garantia de uma transformação social, não a tecnologia pela tecnologia, mas um espaço para que as pessoas possam adquirir os mais diversos conhecimentos, melhorar a auto-estima e propiciar uma qualidade na formação das pessoas.
Para termos inclusão digital, se faz necessário obtermos também a inclusão social. Acredito que a inclusão digital é a inclusão daquele cidadão que não tem acesso às tecnologias da informção e comunicação, esta inclusão tem que se dar com qualidade, mostrando o que realmente o cidadão consegue obter se souber utilizar corretamente as tecnologias que ele tem acesso...
Creio que para um país onde o analfabetizmo tem os números que o nosso país tem, inclusão digital é sem dúvida, um projeto menos prioritário. Mas é necessário começarmos os processos de inclusão hoje para que amanhã possamos colher os benefícios gerados pela informatização.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Inclusão Digital
O tema abordado está muito distante dos desafios da nossa sala de aula, ou melhor, dos estudantes do século XX. O fato é que os alunos do município de Irecê estão sendo preparado para o mercado, e sabemos que lá eles terão que usar computadores e a escola não usa. Algumas crianças têm acesso à tecnologia e se desenvolve de uma maneira diferente, por outro lado essas crianças gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet. Enquanto as pessoas de classe média estão explorando livremente os ambientes digitais, vivenciando a internet nos seus próprios computadores, os de baixa renda ficam na espera dessa tal inclusão digital para ter os mesmos direitos.
Sei que as novas alfabetizações estão entrando em cena, o Brasil não está dando muita importância a isso, sabendo que, a meta prevista pelo Programa é que, em cada cinco brasileiros atinja um nível de alfabetização digital mínimo até 2003 e estamos próximos de 2010 e nada de inserir o indivíduo como incluído na Sociedade da Informação.
Sei que as novas alfabetizações estão entrando em cena, o Brasil não está dando muita importância a isso, sabendo que, a meta prevista pelo Programa é que, em cada cinco brasileiros atinja um nível de alfabetização digital mínimo até 2003 e estamos próximos de 2010 e nada de inserir o indivíduo como incluído na Sociedade da Informação.
Assinar:
Postagens (Atom)