domingo, 19 de outubro de 2008

A nova LDB ( Coleção Magistério Formação e Trabalho Pedagógico

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUNÍCIPIO DE IRECÊ
CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
PROFESSORA ROSELI
Ranços e Avanços/Pedro Demo

Ao ter conhecimento dessa nova lei e principalmente do Art.34 é que surgem comentários entre profissionais da educação, quando se trata da jornada escolar de pelo menos quatro horas efetivo em sala de aula, sendo que nesse sentido aumenta o período de permanência do alunado na escola. Confirma o Art.34 que o ensino fundamental será ministrado em tempo integral, esses serão os critérios dos sistemas de ensino. Quanto a esse artigo tudo bem, pois o lugar de crianças é na escola, más será que elas irão aceitar, diante de fatos ocorridos nas escolas vejo que será uma luta conseguir que esse Art venha se cumprir. Pois como afirma o próprio texto de Pedro Demo; “é preciso ser flexível para não atrapalhar a vontade de aprender”.
A educação como diz o texto é algo muito importante para uma nação, principalmente para os países mais avançados. Sempre que estou debatendo com colegas da área de educação venho relatar sobre decisões que obviamente só sob as vistas dos interessados diretamente, ou seja, é o município.
Ao ler o texto percebi demonstrações em que há uma colaboração com os estados, o distrito federal e os municípios no estabelecimento das competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Também que o texto é mais incisivo na política de educação superior, ao definir que cabe a união autorizar,reconhecer, credenciar, supervisionar, respectivamente os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos de seu sistema de ensino. Ao ler o Art.14 percebi que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as peculiaridades.
Na Unidade de ensino em que trabalho, sempre debatemos muito sobre essa questão, que os profissionais da educação deveriam participar da elaboração do “projeto pedagógico da escola” com participação de comunidades escolares e locais, não esquecendo da importância dos conselhos escolares. Acredito que a construção do projeto pedagógico da escola tem uma boa influência na aprendizagem dos alunos.


Um comentário:

Paulinha disse...

Você abordou que tópico do texto de Pedro Demo em seu estudo? Não deu para identificar. Além do mais, há trechos bastante confusos, que necessitam de reformulação.
Refaça seu texto e envie novamente para nós ou comunique a postagem aqui no blog, OK?
Roseli e Paulinha