segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A inovação digital na educação


O ensino vem sofrendo modificações em todos os aspectos, a todo instante. Muitas vezes, um professor deve empenhar-se em tornar sua aula um pouco mais independente, a fim de alcançar certos objetivos. Bom, o que eu quero afirmar é que tempos atrás, a educação era extremamente dependente dos livros, creio que esta dependência continuará a existir, porém, sabe-se que os meios de pesquisa estão cada vez mais amplos, graças ao auxílio de equipamentos eletrônicos e informatizados. Acredito que a internet não substitui a maneira tradicional de pesquisa, pois é através dos livros, que acontece a busca por determinado conteúdo e requer certos conhecimentos sobre técnicas de pesquisa, leitura, resumo, etc. Além disso, o método é mais apurado. Hoje em dia, é possível encontrar na internet trabalhos prontos que, de fato, não forçam o aluno sequer à leitura do mesmo, quem dirá à análise detalhada.

4 comentários:

Gicélia disse...

Isso mesmo Gildete, sabemos que a Internet pode ser considerada como uma ferramenta didática a mais,para ser usada na sala de aula, porém, a qualidade do resultado depende de como isso será feito. Como diz Gadotti o professor “deixará de ser um lecionador para ser um organizador do conhecimento e da aprendizagem (...) um mediador do conhecimento, um aprendiz permanente, um construtor de sentidos, um cooperador, e sobretudo, um organizador de aprendizagem” (2002, p. 32).

Sule disse...

Oi Gil! E como estamos discutindo desde o primeiro ciclo, as tecnologias precisam ser trabalhadas para potencializar nossas práticas pedagógicas! Costumo dizer que não é porque que inventaram o avião que deixaremos de andar de carro, não é mesmo?

A ideia não é substituir, como afirmava Paulo Freire, não é a substituição do "velho pelo novo", e sim explorar as potencialidades, tornando-as estruturantes na nossa ação!

Estou gostando muito de tuas reflexões, apenas precisa tarzê-las com mais periodicidade: trazer as descobertas, os estudos, o que vc esta se aproximando e percebendo do movimento de inclusão digital em Irecê!

Parabéns..

Bjinhos
Sule

Cristina disse...

É isso Gil, sabemos que a tecnologia nos traz muitos benefícios, mas temos que usá-la de maneira adequada.E não podemos abandonar nosso velho e bom amigo que é o livro como você disse e sim, fazermos aperfeiçoamentos.
cheiro!

Delian disse...

É isso aí colega, as novas tecnológias estão cada vez mais tomando conta desse nosso universo, tanto na escola quanto em nossas vida, precisamos está buscando e conquistando, para quebrar essa barreira que tanto nos impede de aprender.